Violação à liberdade de expressão hoje

Pelo menos 230 profissionais e veículos de comunicação sofreram algum tipo de ataque em 2021, segundo o Relatório da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) sobre Violações à Liberdade de Expressão. Ao todo, foram registrados 145 casos de violência naquele ano. Apenas em 2019 e 2021 a imprensa brasileira não foi atingida por violência letal.

Foram contabilizados também 53 relatos de ofensas, envolvendo pelo menos 89 profissionais e veículos de comunicação, um aumento de 30,9% no número de vítimas. Em quase sua totalidade (92,4%), os ataques partiram de políticos ou ocupantes de cargos públicos.

No contexto político que o Brasil vive, a cultura passou a ser alvo de constantes ataques e restrições por parte do Estado. Este cenário se agravou nos últimos anos e, desde a extinção do Ministério da Cultura em 2019, 195 casos de cerceamento à arte foram registrados pelo Movimento Mobile, rede de organizações que atuam na defesa e promoção da liberdade de expressão artística e cultural no Brasil.

Fonte: Associação Nacional de JornaisRede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores e Mobile

Data:
Categoria: