fbpx

Walderez de Barros

Ribeirão Preto – SP, 1940
Atriz
Entrevista concedida em 2022

Walderez de Mathias Martins de Barros é atriz e nasceu em Ribeirão Preto no dia 31 de outubro de 1940. Sem que tivesse sido alertada, durante a ditadura seus filhos foram protegidos pela diretora da escola onde estudavam: esta se recusou a levar em conta pedidos de mães de alunos para que fossem desligados devido ao fato de seu pai ser Plínio Marcos, autor de peças teatrais consideradas “indecentes” ou “pornográficas”. O advento da ditadura foi precedido e acompanhado por uma onda de conservadorismo que se repetiria a partir sobretudo da segunda metade da década de 2010.

Transcrição: 

Eu vou contar um fato que aconteceu e que eu só fiquei sabendo muito tempo depois, aí já tinha outro filho lá também, o Léo, a Aninha não, porque é bem depois. Mas os dois meninos estudavam lá e eu sempre, desde o início, quando eu precisei – que aconteceu muito –, sem grana, eu fui falar com a tia Carminha: “Quando você puder você acerta, não se preocupe”. Perdoou a dívida, foi maravilhosa na questão financeira. 

Aí muito tempo depois, eu estava conversando com uma outra mãe, e eu falei: eu acho que eu vou ter que tirar os meninos daqui, porque está muito caro, a gente não está em condições. Ela falou: “Se eu fosse você eu não tirava, depois do que ela fez por você”. “Ela faz sempre, não me cobra, facilita, pago no ano seguinte”. Ela falou: “Não, não, não é isso não, os seus filhos estão aqui porque tia Carminha exigiu”. Um grupo de mães foi falar com ela, dizendo que não queria que os filhos delas estudassem na mesma escola que os filhos do Plínio Marcos, e que queria que a tia Carminha, tirasse, expulsasse os meus filhos de lá. E a tia Carminha falou: não, se você quiser tirar seus filhos é problema seu, mas os meninos vão continuar aqui, estudando. 

Eu sempre fiquei pensando nessa coisa, a vida se impõe, e de repente é uma verdade, de repente nós estamos numa ditadura, meu marido pode ser preso, pode ser torturado, podem assassinar ele, jogar no oceano, como fizeram com tantas pessoas. E no entanto eu estou vivendo, cuidando dos meus filhos, eu estou cuidando do jantar, eu vou no supermercado, a vida se impõe.

Data:
Categoria: