fbpx

Antonio Alves Rolim

Solonópole/CE, 1962
Taxista
Entrevista concedida em 2022

Antonio Alves Rolim é taxista e nasceu em Solonópole/CE no dia 9 de março de 1962. Em São Paulo, na década de 1980, depois de fugir da seca e da fome em sua terra natal, Toninho foi detido arbitrariamente pela polícia. Escapou de ficar preso pela intervenção do motorista do ônibus que tomava diariamente para trabalhar numa padaria.

Transcrição: 

Eu lembro uma vez que eu fui confundido lá em São Miguel. Eu cheguei a ir para o fundo da viatura. Naquela época, você vai ver na minha foto, meu cabelo era comprido, então, usou cabelo comprido, já viu. Então eu fui confundido, “foi o Lourinho”. Meu cabelo era meio loiro, “foi o loirinho, foi o loirinho”: já me algemaram e colocaram dentro da viatura, sem pedir documento. E eu estava com documento! 

O motorista do ônibus viu tudo aquilo lá, porque eu estava no ponto de ônibus – foi a minha salvação. Aí o motorista do ônibus chegou lá, “não, esse rapaz aqui não, ele pega ônibus todo dia, trabalha na padaria”. Até hoje tem a padaria lá, que é pertinho desses bombeiros que eu te falei, “trabalha na padaria, esse aqui não, pega o documento dele para você ver”. Ele me defendeu, pô, nunca esqueço disso! Aí eles pediram documentos, eu estava com a carteira de trabalho e o último holerite: o último holerite você não separava, isso eu lembro bem, que tinha que andar, porque se você fosse pego por aí, você ia para o pau.

Eu não tinha palavras, eu fiquei assustado, mas esse motorista me deu apoio. O ônibus ia sair logo em seguida, eu lembro que chegou no terminal, “você tá bem?” e tal. Eu tava bem, mas eu fui para casa com um medo, olhando para um lado, olhando para outro, para mim tudo ia me pegar, você entendeu? Porque foi uma cena que, se ele não tivesse ali, eu ia sofrer para caramba. Já pensou? Solto no fundo de uma viatura daquela, o que os caras iam fazer? Eu sei lá onde eu ia parar, até explicar que eu não fiz nada, porque não pediram nada, pô! Essa cena aí me marcou muito.

Mais histórias

Data: