fbpx

José Goldemberg

Ângelo/RS, 1928
Físico e Professor
Entrevista concedida em 2005

José Goldemberg é físico e professor. Nasceu no dia 27 de maio de 1928 em Santo Ângelo/RS. Na década de 1970, era professor na Universidade de São Paulo, instituição que sofreu com duas reformas universitárias durante a ditadura, mediante decretos que remodelaram a estrutura do ensino superior. Houve perseguição política a professores, funcionários e alunos.

Transcrição: 

Em 1968, bom, aí já com o AI-5, era um período perigoso, vários professores da USP foram aposentados, era a época em que as pessoas desapareciam. Em 1970 houve uma reforma universitária e na época eu era professor do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia.

O engajamento que a gente chama de político – não era político partidário, nem tinha partidos políticos na época, era proibido a atividade política –, mas atividade científica nas sociedades como: a SBPC, eram sociedades de defesa da Ciência e dos cientistas. E a defesa do cientista era a defesa da vida do cientista, das condições de vida dele, porque havia a repressão política, é um período difícil.

Eu me lembro como se fosse hoje, agentes da polícia vinham ao meu gabinete como diretor do Instituto de Física procurar estudantes que eles queriam, davam fotografia de estudante, queriam prendê-los. Eu me lembro de um episódio interessante, porque apareceram lá junto com uma moça, que obviamente tinha sido muito maltratada, pelo aspecto físico, e estavam procurando lá o namorado dela ou alguém. E eu liguei para o professor Reale, que era o reitor, e eles queriam a ficha porque aparentemente eles tinham o nome, mas não tinham a fotografia da pessoa que eles estavam procurando. Ele disse: “A sede da Universidade de São Paulo é aqui, no meu gabinete, o senhor não dá informação nenhuma, o senhor manda eles aqui, se eu precisar de alguma informação, eu lhe peço”. E não voltaram. Sabe, isso visto trinta anos depois parece fácil, mas na época não era.



Mais histórias

Data:
Categoria: